Ponto de equilíbrio é a banda aquela. Mas, então, ladies and gentlemen, o que seria o tal ponto de desequilíbrio? Conforme o título da postagem, nosso amigo Malcolm Gladwell contextualiza a coisa toda através de sua teoria no livro homônimo ao assunto.
De acordo com o jornalista Gladwell, em O Ponto de Desequilíbrio, a disseminação de maneira viral de uma propaganda, de uma notícia, de um fait diver, de uma imagem ou vídeo virando meme, depende de três elementos básicos. São eles: os eleitos, a fixação e o contexto.
Tudo ainda muito turvo para o entendimento, certo? Vamos conceituar um pilar de cada vez.
1) Os eleitos - São os agentes responsáveis por emitir o que vai ser disseminado. A regra dos eleitos diz que esses agentes são pessoas ou organizações influentes para produzir o efeito febril e viral desejado. Empresas conceituadas e com reputação, hubs e jornalistas de credibilidade são exemplos de eleitos.
2) Fixação - A parte da fixação está ligada ao efeito produzido nos consumidores, leitores, enfim, nos receptores do que foi repassado pelos primeiros agentes, os eleitos. A fixação, como o próprio nome sugere, quer que a mensagem seja lembrada e relembrada, e, mais do que isso, que provoque a inquietação pelo agir. Se aprofundar sobre, comprar? Sim, essas coisas.
3) Contexto - Ah, mas epidemias e o termo "viral" não são em vão. Através do conceito de contexto trabalhado por Gladwell, pode-se notar isso. Segundo o autor, as epidemias só são possíveis através das condições mediadas e permitidas pelo contexto, ou seja, circunstâncias de tempo e lugar. É fácil aceitar que as condições da sociedade ocidental dos Estados Unidos é mais propícia para propagandas da Coca-Cola do que um país oriental como o Butão ou a Tailândia.
Agora está mais claro para entender o funcionamento da dinâmica viral proposta pela indústria cultural, do marketing e do jornalismo para impulsionar publicações: eleitos com uma mensagem para produzir fixação de acordo com um contexto.
Aplicação do Ponto de Desequilíbrio no Jornalismo
No jornalismo, o ponto de desequilíbrio pode ser abordado no recente lançamento do jogo Fifa 16, que recebeu grande cobertura por dois motivos. Primeiramente, pela inédita colocação de times femininos no game, visto que as seleções femininas vem crescendo a cada ano e o número de praticantes com o controle nas mãos também. A partir disso, o outro ponto, pois infelizmente o saldo entre quem palpitou não foi somente positivo. Muitos comentários machistas tomaram conta das redes sociais e o assunto teve mais pano para manga.
A abordagem do site VAVEL Brasil contextualizou os dois expoentes do fato no texto de Renato Miyaji, "O machismo e a inclusão de times femininos no FIFA 16": http://www.vavel.com/br/futebol-internacional/495264-fifa-16.html
Referência: http://mude.nu/ponto-desequilibrio-resenha/
De acordo com o jornalista Gladwell, em O Ponto de Desequilíbrio, a disseminação de maneira viral de uma propaganda, de uma notícia, de um fait diver, de uma imagem ou vídeo virando meme, depende de três elementos básicos. São eles: os eleitos, a fixação e o contexto.
Tudo ainda muito turvo para o entendimento, certo? Vamos conceituar um pilar de cada vez.
1) Os eleitos - São os agentes responsáveis por emitir o que vai ser disseminado. A regra dos eleitos diz que esses agentes são pessoas ou organizações influentes para produzir o efeito febril e viral desejado. Empresas conceituadas e com reputação, hubs e jornalistas de credibilidade são exemplos de eleitos.
2) Fixação - A parte da fixação está ligada ao efeito produzido nos consumidores, leitores, enfim, nos receptores do que foi repassado pelos primeiros agentes, os eleitos. A fixação, como o próprio nome sugere, quer que a mensagem seja lembrada e relembrada, e, mais do que isso, que provoque a inquietação pelo agir. Se aprofundar sobre, comprar? Sim, essas coisas.
3) Contexto - Ah, mas epidemias e o termo "viral" não são em vão. Através do conceito de contexto trabalhado por Gladwell, pode-se notar isso. Segundo o autor, as epidemias só são possíveis através das condições mediadas e permitidas pelo contexto, ou seja, circunstâncias de tempo e lugar. É fácil aceitar que as condições da sociedade ocidental dos Estados Unidos é mais propícia para propagandas da Coca-Cola do que um país oriental como o Butão ou a Tailândia.
Agora está mais claro para entender o funcionamento da dinâmica viral proposta pela indústria cultural, do marketing e do jornalismo para impulsionar publicações: eleitos com uma mensagem para produzir fixação de acordo com um contexto.
Aplicação do Ponto de Desequilíbrio no Jornalismo
No jornalismo, o ponto de desequilíbrio pode ser abordado no recente lançamento do jogo Fifa 16, que recebeu grande cobertura por dois motivos. Primeiramente, pela inédita colocação de times femininos no game, visto que as seleções femininas vem crescendo a cada ano e o número de praticantes com o controle nas mãos também. A partir disso, o outro ponto, pois infelizmente o saldo entre quem palpitou não foi somente positivo. Muitos comentários machistas tomaram conta das redes sociais e o assunto teve mais pano para manga.
A abordagem do site VAVEL Brasil contextualizou os dois expoentes do fato no texto de Renato Miyaji, "O machismo e a inclusão de times femininos no FIFA 16": http://www.vavel.com/br/futebol-internacional/495264-fifa-16.html
Referência: http://mude.nu/ponto-desequilibrio-resenha/
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