08/06/2015

Cooperação, competição e conflito na internet / A Cultura da Convergência de Henry Jenkins

Lakatos e Marconi (1999, p. 88-93) afirmam que as interações causam processos sociais de cooperação, conflito e competição. Na internet, não é diferente. Vamos a exemplos dos três conceitos com base na autora Raquel Recuero.
Cooperação - A cooperação é essencial para a existência das estruturas sociais tal como conhecemos. Ela consiste na apresentação de um grupo de indivíduos dispostos a partilhar informações, conhecimento e/ou serviços com o objetivo final de um bem comum ao grupo.
Embora possa haver espaço para conflitos, por exemplo, no fórum abaixo, ele é uma forma de cooperação entre usuários da internet. Trata-se do Fórum Cifra Club, que reúne amantes da música para troca de experiências sobre os mais diversos gêneros e instrumentos musicais conforme a imagem abaixo.

Competição - Outro caso possível é a competição. "... a competição seria resultado das diferenças entre desejos e aspirações e a capacidade de provê-los ou ainda, a inadequabilidade desses recursos para toda uma população" (RECUERO, Raquel, 2006, p.10)
Como exemplo, separo tweets de fãs de diferentes artistas, que competem para classificar seus ídolos como premiados no VMA de 2013 e em outras votações. Outro exemplo fácil de visualizar a competição é na disputa de empresas para atingir ao público por meio de ações de marketing, em que cada uma afirma ser a melhor em determinado ramo para superar a concorrência.


Conflito - Por fim, o conflito pode ser o resultado das divergências de opiniões em debates e fóruns, muitas vezes com discursos carregados de hostilidade e ódio. Na crescente intolerância na comunicação mediada por computador, os fóruns dos mais diversos tópicos e assuntos podem ocasionar o conflito. Desde o mesmo exemplo de fãs de artistas, assim como torcedores de clubes e atletas, pessoas que divergem em opiniões sobre política, religião e várias questões sociais, etc.
No exemplo em anexo, a discussão de torcedores da dupla Gre-Nal sobre os problemas dos estádios de um e outro, comum aos fóruns de futebol e nos sites de redes sociais, como o Twitter. No caso abaixo e em tantos outros, predominam os discursos de ódio e a intolerância.
A CULTURA DA CONVERGÊNCIA DE HENRY JENKINS
O autor Henry Jenkins desenvolveu o termo "cultura da convergência" em seu livro de mesmo nome, lançado em 2008. A relação com a internet está na apropriação dos meios em convergir diferentes mídias em um mesmo espaço, como pode ser observado nos principais portais do país. Podemos observar a presença e o acoplamento no mesmo plano da multimidialidade representada em vídeos tais como os que vão ao ar pelo canal de televisão, além de diferentes tipos de texto.

Como exemplo da cultura da convergência, a imagem acima demonstra o site oficial do Grêmio, que apresenta opções para o leitor se tornar ouvinte e apreciar a Grêmio Rádio Umbro, assistir a vídeos dos bastidores ou ler sobre as últimas notícias do clube, plano para sócios, dentre outras funções.

Referências:
LAKATOS, Eva Maria e MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1999. 7ª edição.
RECUERO, Raquel. Redes Sociais no Ciberespaço: Uma proposta de Estudo: Rio de Janeiro, 2005. XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – UERJ


Nenhum comentário:

Postar um comentário